Resposta aos ataques do cronista e crítico Cardinal

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Capítulo 3 – PAPAGAIOS, BURROS, F. DA P., CAVALGADURAS, ETC.

Tendo iniciado, em 24 de Julho de 2008, as suas crónicas semanais ENTRADA LIVRE no fórum Arte da Ilusão, não tardou muito tempo (menos de dois meses) para o CCC começar a mostrar quais os verdadeiros objectivos que norteavam a sua colaboração nesse fórum. Todos os termos indicados no título deste capítulo (incluindo F. da P.) foram usados pelo CCC para atingir, abstractamente, alguém (o tal objectivo concreto), pois, nas suas próprias palavras «o que parece abstracto admite a existência de um objectivo» (sic). Palavras para quê? É apenas o carácter e personalidade do CCC a manifestar-se.

Seguidamente se relembram alguns extractos de crónicas do CCC, onde é evidente o “escrupuloso cumprimento” dos «objectivos que levaram á criação do Arte da Ilusão e, onde, o capricho, arbitrariedade, cisma, arrogância, ferocidade, insolência, petulância e soberba não constam dos princípios e fins do administrador» (sic).


Na ENTRADA LIVRE 8 (Qui Set 18, 2008 8:32 am) o CCC escreveu:
« […] ao mesmo tempo que me vem á ideia o nome de uma ave – Papagaio. Quando se ouve o Papagaio, presume-se que ele está a falar. Nada mais de errado o Papagaio copia ou imita sons que , em alguns casos, podem exprimir uma palavra ou frase.
De forma atamancada, poder-se-á dizer que o Papagaio é vaidoso, colorido, impante, ajeitado e quando agita a plumagem, não despreza a oportunidade de assumir-se traiçoeiro, fazendo-se eco de um qualquer falante.
Entre as várias espécies de papagaios distingo o papagaio-de-coleira.
[…] somos, por vezes, confrontados por uns falantes terráqueos, travestidos de Papagaios -de- coleira .
Tendo-se em boa conta de que entre a “papagaiada” exalta a tal espécie de papagaios -de- coleira, (falta saber quem pega na trela desta ralé finória e velhaca) há que esperar para ver, ou saber, onde irão fazer ninho. »
Na ENTRADA LIVRE 9 (Qua Out 08, 2008 5:23 pm) o CCC escreveu:
«O jacobinismo de alguns terráqueos papagaios de coleira (com ou sem trela) revela um nanismo cerebral que me inquieta. Estes fedelhos-papagaios, agigantam-se na agiotagem da palavra. »
Na ENTRADA LIVRE 10 (Qui Out 16, 2008 9:37 am) o CCC escreveu:
«O MagicValongo, 2008 é tema já esgotado na nossa praça de críticos (os habituais) e invejosos (os habituais). Já os conhecemos. Sabemos, também, do que padecem.
Badajoz fica ali ao lado e, pelo que me dizem, a feira/festa anual, em Badajoz, é farta em burros, suculenta em cavalgaduras e seres semelhantes (de 2 ou mais patas). Dizem-me, também, que nem todas as azémolas (de 2 ou mais patas) são naturais de Badajoz. Azar o nosso.
[…]
Em Setembro de 2009 o MagicValongo atingirá a maior idade -18 anos.
Até lá, vão viver-se os silêncios dos “habitués” papagaios de coleira (com ou sem trela). Será um hiato ou hibernação?
Em 2009, a meados de Setembro, saberemos.
Por essa altura, Setembro de 2009, o livro dos bem-sabidos voltará a abrir-se e, a Assembleia dos eruditos feiticeiros, amadores ou não, ditará a costumeira pronúncia. O hálito, insuportável, conciliar-se-á, mais uma vez, com os arrotos das conhecidas cavalgaduras. Citando Florbela Espanca (Máscaras do Destino) “....os mortos são na vida os nossos vivos..” e mais adiante “- Tenho a certeza de que os mortos não voltam.”
E os papagaios de coleira (com ou sem trela) voltam ? De ceteza de que sim.»
Na ENTRADA LIVRE 12 (Qui Out 30, 2008 11:10 am) o CCC escreveu:
«Coisas da crise ou coisas do habitual nanismo da canalha, devidamente assinalada, incapaz de esmoer a sua própria frustração que alberga, também, a inveja ingovernável.
E já que a canzoada passou á frente, adiante que atrás vem gente. »
Na ENTRADA LIVRE 22 (Qui Jan 22, 2009 10:03 am) o CCC escreveu:
«Há pessoas que não simpatizam comigo. Ainda bem. Mas leem aquilo que aqui escrevo no Entrada Livre do Arte e Ilusão. Tenho a certeza de que essas pessoas leem o Entrada Livre. Tenho, também, a certeza de que essas pessoas não têm coragem de o dizer publicamente. Murmuram receios para escaparem ás críticas dos senhores “do outro lado” (mas que lado?), que se ofenderiam e lhes chamariam nomes feios. O que aqui digo são certezas. Não são meras convicções. São pessoas fracas e falidas de princípios, que trocam a sua decência de cidadão vertical por uma chapelada. Respiram, logo existem. Chafurdam na miserável hipocrisia. Bajulam e enleiam-se nas esquinas minadas pela deslealdade e a insídia. Que fazer com este tipo de pessoa? Rir, rir e vomitar. Arrotar não chega. Seria, para essa gente, um elogio com estrondo.»
Na ENTRADA LIVRE 36 (Qui Abr 23, 2009 9:35 am) o CCC escreveu:
«A calcificação (óssea) do cotovelo, quando necessária, não substitui uma consultazita á dor, salvo se esta for provocada pela psicose da amargura. A confirmar-se, então, a patologia está na frustração. Papagaio sofre...»
Na ENTRADA LIVRE 37 (Qui Abr 30, 2009 9:39 am) o CCC escreveu:
«Desgraçadamente, aqui por este Portugal de brandos costumes, com 35 anos de Abril por cumprir, há, ainda, um grupelho de idiotas que cultivam, sustentadamente, o nanismo cerebral e intelectual ao ponto de se travestirem de papagaios (alguns com coleira) .
Claro está que a minha vontade era o de apelidá-los de f. da p. ( fedor da peúga), tendo em conta o chulé que lhes faz o currículo e enchem de fedença as suas frustradas carreiras, ditas, ao serviço do Ilusionismo.
O MagicValongo -uma pedrada no charco- nascido há 17 anos, irritou os medíocres e patetas, instalados, com solenidade majestática, num sistema de adolação assente na submissão resignada , dócil e servil. »
Na ENTRADA LIVRE 38 (Qui Mai 07, 2009 9:56 am) o CCC escreveu :
«Ainda o MagicValongo: A falta de memória, própria dos papagaios, não desculpa a cegueira daqueles que não querem ver.
[…]
Houvesse oportunidade para actualizar o truque “milagre das rosas”, num versão Século XXI requerendo, naturalmente, um D. Dinis republicano e uma Isabel Santa e Rainha menos frágil e, o diálogo entre D. Dinis, e Isabel, a Santa e Rainha, (nesta versão, uma fortalhaça), responderia, convictamente, são burros senhor, são burros. E, a trote, para espanto do real Dinis, soltavam-se (os burros) do regaço da real Isabel.»
Na ENTRADA LIVRE 39 (Qui Mai 21, 2009 10:22 am) o CCC escreveu:
«A passarada anda silenciosa. Não há pio que os desperte. São silêncios cínicos que embandeiram as arrepiadas alminhas dos “frustraditos” . Ah !!! se os estados de alma “falassem”. Seria grande a magia da passarada, hoje tão recolhida aos seus ninhos. Será que seria tão igual à p.p. presença mágica na Suécia?
Tão nosso, tão nosso, por conveniência, por hipocrisia, por frustração.
E a passarada tão silenciosa. Nem aquele(s) vergonhoso(s) programa “Filhos da mãe” desperta o piedoso piu-piu da passarada. Agora que a SIC está em campanha “Animal”. Touradas, Leões, Tigres, Elefantes, Cães e Gatos (pulgas incluidas?), metidos no mesmo “tacho” são programa em horário. dito nobre. É a hipocrisia no seu pleno. Será por isso que a passarada não faz o habitual piu-piu? Isto é, de medíocres papagaios passaram a bichos? Por mim prometo que darei o meu melhor , se houver “manif, pela libertação de voz dos papagaios, mesmo os de coleira.. O meu grito (de entusiasmo) será “Papagaios fora do armário”, e, se houver oportunidade, irei mais longe. Farei um abaixo assinado a favor de uma lista eleitoral cujo slogan será “papagaios ás europeias”. Eles sabem que eu sei que eles sabem que eu sei. Um nojo. Valha-nos, a mim e, naturalmente, aos papagaios “frustraditos” , o recém Santo (Nuno Álvares Pereira) . »
Em post (colocado em Qui Jun 04, 2009 4:37 pm) o CCC escreveu:
«Pelo Ilusionismo-Arte dê-se voz aos papagaios.»
Na ENTRADA LIVRE 42 (Qui Jun 18, 2009 10:24 am) o CCC escreveu:
«Repudio a virgindade de que se vestem (ou despem?) os hipócritas travestidos, tantas vezes, de papagaios propagandistas das falsas inocência e ingenuidade.»
Na ENTRADA LIVRE 48 (Qui Set 24, 2009 10:43 am) o CCC escreveu :
«Palavras para quê. Só um burro (admito que haja mais) de quatro, mais ou menos patas zurrará discordante. Num País livre os burros, independentemente do número de patas, têm esse direito. Abril não descrimina.»
Na ENTRADA LIVRE 49 (Qui Out 01, 2009 11:18 am) o CCC escreveu:
«Mantenho-me indisponível para dar pasto aos burros de duas ou mais patas. Se, por ventura, houvesse uma escrita Braile que facilitasse a leitura pelas patas, talvez o intelecto, destes postiços quadrúpedes, entendesse que o Ilusionismo e os Ilusionistas os dispensam.»